Domingo, 25 de Outubro de 2009
2ª Reunião

2ª Reunião com Orientadora

 

Realizou-se no passado dia 16 de Outubro a 2ª reunião de orientação com a Profª Lídia Oliveira.

Nesta reunião presencial fiquei com muitas dúvidas sobre a viabilidade de juntar ao estudo da utilização das tecnologias de videoconferência o tema da Educação.

 

Pareceu-me que deverei abordar com muito cuidado eventuais Estratégias ou Modelos de utilização da videoconferência no contexto educativo e provavelmente será mais viável avançar com um conjunto de Boas Práticas na utilização da videoconferência.

 

Pareceu-me também que será inevitável compreender o potencial de utilização destas tecnologias e realizar essa compreensão a partir do seu uso.

 

Se enveredar de uma forma aprofundada pela área da Educação é praticamente inevitável focar simplesmente na área do Ensino Superior.

Ainda na componente de Educação será, muito provavelmente, importante tentar percorrer um caminho que permita questionar as diferenças entre ensino com e sem videoconferência, que permita perceber quais os novos factores que o ensino por videoconferência traz e, também, o que traz de diferente.

 

Neste esforço de focalização da investigação poderá tornar-se viável:

- Desenhar uma estratégia de potencialização do uso da videoconferência no ensino superior;

- Realizar um conjunto de recomendações para que o uso tenha uma melhor recepção;

 

Nesta reunião verifiquei também que poderá ser muito interessante abordar os Formadores e Formandos que realizaram aulas ou sessões por videoconferência e verificar o que foi positivo e menos positivo.

 

Relacionado com este aspecto de recolha de dados está esta forma de obtenção de informação que se denomina como "Focus Groups". Foi recomendada a procura de leitura sobre este conceito porque, muito provavelmente, será um método a utilizar na minha investigação durante a recolha de dados. A reunião de formadores e formandos para relatar as experiências que tiveram e obter uma sistematização desta informação será, portanto, um provável caminho a percorrer.

 

Neste âmbito foi-me recomendado também que poderá ser interessante procurar alguma leitura sobre Teorias da Comunicação e Teorias da Recepção.

 

Novamente relacionado com a componente de recolha de dados e informações foi novamente recomendada uma abordagem junto da Universidade Aberta para tentar perceber como incorpora a videoconferência na sua formação e o grau de importância que atribuem a esta tecnologia.

 

Ainda relacionada com a componente de recolha de dados percebeu-se a importância dos Contactos Técnicos das várias instituições de ensino superior e da importância de torná-los colaboradores neste processo de investigação. Muito provavelmente, será distribuído um documento/questionário junto destes na qual se deverá tentar obter um conjunto de aspectos importantes como: finalidade de uso; frequência de uso; se o meio corresponde às expectativas; perceber a necessidade de outra estratégia; etc.

 

Assim, para além destes Contactos Técnicos (que permitem uma percepção real da utilização), da FCCN e da utilização de Focus Groups (ex: Professores e Estudantes) poderão estar praticamente definidos as fontes principais de recolhas de dados (em campo) em Portugal.




.Tema
As Tecnologias de Videoconferência no Ensino Superior Público Português: Boas Práticas e Tendências
.Âmbito
Dissertação de Mestrado do Curso de Comunicação Multimédia, ramo Audiovisual Digital da Universidade de Aveiro
.Autor
Samuel Martins | Cria o teu cartão de visita

Samuel Martins - 45012
qrcode
.Ano Lectivo
2009/2010
.Orientadora
Lídia Oliveira
.Mind Map
"Videoconferência"
.Links úteis
Investigação MCMM
.Documentação
.Apresentação em Conferência: Âmbito da Dissertação
Outubro 2009:
EDEN-Open Classroom Conference-Session A3
Apresentação PPoint
.posts recentes

. Defesa da dissertação na ...

. Observatório (OBS*) e-jou...

. A dissertação na Conferên...

. (Vídeo) A dissertação nas...

. A dissertação nas Jornada...

. Videoconferência Imersiva...

. Apresentação Plano de Inv...

. Balanço do 1º Semestre do...

. Desenho Metodológico da D...

. Resultados Esperados com ...

. Cronograma do Plano de In...

. Dissertação 27-11-2009

. Are we ready for videocon...

. Projecto: 6-11-2009

. Índice Provisório do Enqu...

. Projecto: 23-10-2009

. Projecto: 16-10-2009

. 2ª Reunião

. Seminário: 9-10-2009

. Seminário: 2-10-2009

. Projecto: 2-10-2009

. 1ª Reunião

. A estreia

.arquivos

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

.As minhas redes sociais de Investigação
Academia.edu
Research Gate
.subscrever feeds