Domingo, 25 de Outubro de 2009
Projecto: 23-10-2009

Actividade de Projecto de Dissertação de 23-10-2009

 

Quem serão os participantes no meu estudo? Como serão seleccionados?

Que dados necessito para o meu estudo?

Como vou recolher os dados para o meu estudo? Que instrumentos preciso de adaptar/criar/validar e aplicar?

 

Os participantes no meu estudo serão, sobretudo, indivíduos da comunidade de ensino superior portuguesa que lidam com as tecnologias de videoconferência. Serão estes que se constituirão como o grupo de indivíduos a partir do qual obterei informação.

Serão seleccionados após o contacto efectuado com as várias instituições de ensino superior portuguesas tentando constituir-se uma amostragem que tenha a maior probabilidade possível de representatividade da comunidade académica portuguesa que utiliza as tecnologias de videoconferência.

 

Apesar de ainda não ter uma definição do Modelo de Análise e mesmo de uma definição segura e definitiva do problema desta investigação penso que poderei avançar com algumas ideias sobre os dados que irei necessitar.

Assim, penso que irei necessitar de recolher a mais variada informação sobre a utilização das tecnologias de videoconferência nas instituições de ensino superior, como os equipamentos existentes, onde estão alojados, desde quando os equipamentos estão disponíveis, a frequência e tipologia de usos, o grau de satisfação face ao uso, os aspectos positivos e aspectos negativos na utilização, se o meio corresponde às expectativas e obter sugestões de estratégias de utilização das tecnologias de videoconferência.

 

Relativamente à forma de recolher os dados para o meu estudo e quais os instrumentos de recolha de dados (apesar de ainda não ter uma definição do Modelo de Análise e respectivos indicadores) provavelmente serão utilizados instrumentos que serão, sobretudo, da responsabilidade dos participantes. Instrumentos esses que serão, sobretudo, questionários, checklists, escalas de atitude ou inventários.

Estes instrumentos serão utilizados se existir, sobretudo, a colaboração dos contactos técnicos das instituições de ensino superior seleccionadas, e dos vários elementos dos Focus Groups seleccionados.

 

A utilização de instrumentos de recolha de dados da responsabilidade do investigador está ainda dependente da ocorrência de situações laboratoriais que permitam desenvolver, por exemplo, grelhas de observação, escalas de avaliação ou outros.




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.Tema
As Tecnologias de Videoconferência no Ensino Superior Público Português: Boas Práticas e Tendências
.Âmbito
Dissertação de Mestrado do Curso de Comunicação Multimédia, ramo Audiovisual Digital da Universidade de Aveiro
.Autor
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.Ano Lectivo
2009/2010
.Orientadora
Lídia Oliveira
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"Videoconferência"
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