Domingo, 10 de Janeiro de 2010
Balanço do 1º Semestre do 2º Ano

Relativamente ao 1º semestre deste 2º ano de MCMM considero que foi bastante positivo.

De um modo geral, apreciei muito a informalidade que sempre existiu em todas as cadeiras, o feedback da direcção de mestrado quando necessário ou mesmo o relacionamento e flexibilidade com a orientadora.

Penso que a cadeira de Projecto foi muito importante para estruturar tudo o que é necessário para o desenvolvimento mais eficaz da dissertação ao longo do ano. No entanto, acho que esta cadeira poderia ser melhor aproveitada se houvesse uma sintonia mais perfeita entre os vários orientadores e o que se passa nesta cadeira. Obviamente que cada dissertação é um caso único e no meu caso pessoal senti que havia uma percepção recíproca do que se passava e existia sintonia. No entanto, penso que poderia ser ainda mais interessante e produtivo se os orientadores definissem os trabalhos a realizar pelos estudantes em função do planeamento da cadeira de Projecto e das várias propostas que foram lançadas semanalmente ao longo do semestre.
Admito que seja uma proposta um pouco "preguiçosa" da minha parte, na medida em que senti que não conseguia acompanhar o ritmo de trabalho destas duas fontes de orientação: a cadeira de Projecto e a da própria orientadora. Mas fica para ponderação! :)

A cadeira de Seminário também foi muito interessante e apreciei o esforço de tentar diversificar ao máximo as temáticas abrangidas. Também concordo com a Cátia no facto que podia ser interessante tentar trazer mais pessoas externas à UA. Mas também entendo que a gestão dos horários e disponibilidades de tudo isto é uma tarefa muito complexa. E por isso, parece-me que o resultado final é muito positivo.

Mas aproveito para "puxar a brasa à minha sardinha" deixando uma sugestão para o futuro: utilizar o Estúdio de Videoconferência da UA para levar a turma a assistir uma apresentação de um especialista que não possa estar presente localmente! ;)


Relativamente à cadeira de Estatística também concordo com a Inês no que diz respeito à aplicação prática dos trabalhos desenvolvidos. É indiscutível que os softwares analisados e mesmo a base teórica dada pelos Professores da cadeira foram necessários e são de grande utilidade, mas parece-me que se fosse dirigida para as dissertações de cada um aumentaria muito a motivação dos estudantes, a qualidade dos trabalhos e trazia uma sensação final de maiores resultados visíveis como, parece-me, aconteceu na cadeira de Projecto.

Mas também não posso deixar de referir que o 1º semestre foi muito positivo porque tive a sorte de ter, nesta cadeira, colegas de trabalho que quase atingem a perfeição a trabalhar: a Teresa Oliveira e a Inês Silva.

Acho que só não são mesmo perfeitas porque ambas utilizam Machintosh! ;)




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.Tema
As Tecnologias de Videoconferência no Ensino Superior Público Português: Boas Práticas e Tendências
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Dissertação de Mestrado do Curso de Comunicação Multimédia, ramo Audiovisual Digital da Universidade de Aveiro
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